Faz parte de uma interessante série de programas que passou na RTP há uns anos e que convidava para cada programa um personalidade de relevo a opinar e a reflectir sobre Portugal e os Portugueses. Miguel Esteves Cardoso foi um dos convidados. Fiel a si próprio, o resultado é este.
Kyle, Stan, Kenny e Eric Cartman estão de volta! Ao fim de 14 temporadas o génio de Matt Stone e Trey Parker parece manter a frescura e a acutilância!
Veja-se pela forma como tratam a adição sexual de Tiger Woods neste primeiro episódio da nova temporada! Brilhante! Genial, a forma como ridicularizam a raça humana e como brincam com os assuntos mais sérios para no fim conseguirem sempre pôr o dedo na ferida e pôr os pontos nos ii. E primam sempre pela actualidade dos temas, sempre em cima do acontecimento. Fazer humor assim não é fácil. e eles fazem-no. Há quase 13anos! A minha série favorita.
É muito bom sentir-me especial... É demasiado bom sentir-me privilegiado... A culpa é DELA!
É demasiado bom sentir-me assim... É estranho sentir-me sortudo, mesmo sentido-me merdoso. É confuso. Sinto que há tanto quem mereça mais sorte que eu... e eu tenho-A. E sou EU...e ela gosta de MIM. MESMO! Acho. Quase que tenho a certeza. A simples possibilidade de isso ser possível leva-me ao êxtase. E é bom viver assim... Com dúvidas, com problemas, com paranóias... E essa pequena probabilidade mantém-me. AMO-A! Queria dizer-lhe. E que ela percebesse. E que fosse para sempre. Amo-a...MESMO!
"Ih Ka BURRO!" - devem ter dito os mais atentos quando leram os 2 posts sobre o pretenso "noise"... aquilo afinal trata-se de música concreta! Também está na génese do noise mas são coisas diferentes. Noise é outra coisa...bem mais violenta e sensorialmente agressiva, tipo isto:
Aos lesados o meu mais sincero pedido de desculpas. Se bem que acho que deviam começar a seleccionar melhor as vossas fontes de informação. Não se pode acreditar em tudo o que um badameco qualquer escreve num blog.
Ando a embirrar com provérbios... está bem que alguns encerram algumas verdades úteis. Mas irrita-me o chico espertismo de alguns, irritam-me os donos da verdade, as verdades morais, aliás, irritam-me todas as verdades que não podem ser matematicamente comprovadas. E não é preciso procurar muito para encontrar 2 que se contradizem. É absurdo como conseguimos obter o mesmo nível de aprovação (e o respectivo aceno de consentimento característico) dizendo 2 coisas completamente contrárias perante uma mesma situação. O cada vez mais difícil é distinguir as proverbiais verdades dos mentirosos e ás vezes preconceituosos lugares comuns que mascarados foram tomando o seu lugar.
Já está a ser transmitida a segunda série do programa "IMPORTANT THINGS with Demetri Martin", quanto a mim o gajo mais cómico do momento. Podem conhecê-lo como o actor principal do "recente" Taking Woodstock" do Ang Lee. Belo filme by the way. Revelou-se no seu trabalho para o Late Night with Conan O'Brien mas rápido trilhou o seu próprio caminho. Cheguei ao trabalho dele por sugestão no site do "nosso amigo" Pedro Tochas, outro rapaz com graça. Obrigado pela sugestão.
Tem um tipo de humor muito NERD, recorre frequentemente a tabelas, gráficos e desenhos e baseia-se sobretudo na desconstrução de ideias simples. Genial mesmo. Deixo-vos uma amostrinha, para poderem ajuizar:
Também começou a ÚLTIMA (!!) temporada de LOST. São mais 18 episódios, até ao fim... Para mim, melhor série de sempre. Um autêntico tratado sociológico, uma brilhante reflexão sobre as relações humanas, no fundo sobre a Vida. ... VICIANTE!
Na senda do post anterior, ainda na descoberta do NOISE e dos seus obreiros, descobri um nome que ouvi muitas vezes, mas que não fazia ideia que era mais um "erudito comido da cabeça" (tira-se pela pinta...). Senhoras i senhores:
Karlheinz Stockhausen i a sua peça para quarteto de cordas e quarteto de... helicópteros!
Há muito tempo que ficava siderado com um programa das madrugadas de fim de semana na Antena2. Não passava propriamente música, mas uma amalgama de sons, ruído, barulhos esquisitos, sem qualquer sequência rítmica ou melódica aparente... uma violência para o ouvido incauto. O que sei é que aqueles "barulhos" provocavam a libertação de grandes quantidades de dopamina no meu cérebro, e quando assim é, não questionamos muito o meio para atingir o fim. E passa na Antena2, não pode ser assim tão mau. Acredito que a grande maioria das pessoas que já se cruzaram com esse programa no éter não devem ter demorado muito a mudar de frequência. Passaram anos e de vez em quando lá sou surpreendido, de novo por esse espaço, mas continuo sem saber o nome do programa. Sei que ao estilo daquilo que ali é reproduzido se chamou, apropriadamente: NOISE.
Mas antes de saber estas coisas, descobri num "passeio" pelo fórum BateristasPt.com (amadores, profissionais e curiosos pelo instrumento, dêem lá um salto) num post acerca de marimba i outros instrumentos de percussão, um senhor chamado Pedro Carneiro, português, como é fácil adivinhar, e um vulto da percussão, à escala mundial. Investiguem este senhor, que vale a pena.
Depois de ver este vídeo fiquei curioso acerca do compositor das peças, que ele executa na reportagem e cheguei a este outro senhor, um grego, Iannis Xenakis (1922-2001), compositor, teórico musical, arquitecto e engenheiro civil (partilhamos portanto algumas paixões). Senhor de um currículo invejável, Xenakis conseguiu ser pioneiro, audaz, inventivo e controverso em todas as áreas a que se dedicou (aquilo a que podemos chamar um erudito comido da cabeça). Na arquitectura e engenharia, trabalhou no gabinete de Le Corbusier. Compositor experimental, foi pioneiro da música electrónica, aplicou os seus conhecimentos de matemática, física(!) e arquitectura(!) na composição, criando composições assistido por computadores. Ora, e no que é que isto dá?